MULHERES PRECISAM DORMIR MAIS QUE OS HOMENS PORQUE O CÉREBRO DELAS TRABALHA MAIS QUE O DELES, REVELA ESTUDO
Você certamente já ouviu falar que as mulheres precisam dormir por mais tempo do que os homens. Essa afirmação é resultado de uma pesquisa na qual a ciência provou que as mulheres têm a atividade cerebral mais complexa, o que subentende que elas precisam dar mais atenção ao sono.
Quem explica bem isso é o professor Jim Horne, diretor do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade Loughborough. Segundo ele, uma noite maldormida é ruim para todo mundo.
Mas, para as mulheres especificamente, causa estresse psicológico e aumento de sentimentos ruins, como depressão e raiva. Entenda: durante o sono profundo, o cérebro tem a oportunidade de se recuperar do desgaste diário, o que é indispensável para renovar a memória, os pensamentos e a linguagem. A lógica é simples: quanto mais usamos o cérebro durante o dia, mais tempo precisamos descansar.
No caso das mulheres, que costumam realizar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo, sem dúvida, o sono é uma necessidade maior. Isso não quer dizer que os homens não precisem de mais tempo de sono
. Quando um homem usa muito o esforço mental, toma bastante decisões e passa a maior parte do tempo realizando trabalhos complexos, com certeza ele precisa dormir mais do que a média masculina exige. Porém provavelmente não necessitará tanto quanto uma mulher. O que acontece é que o cérebro feminino é diferente, pois é submetido a diversas atividades, e exige pelo menos 20 minutos a mais de descanso.
Ou seja, dormir 8 h nem sempre será suficiente para elas. Infelizmente, nem todo mundo tem tempo e qualidade de sono, principalmente quem mora em cidade grande. Se você tem dificuldades para dormir, veja as orientações que trouxemos:
1. Tenha uma rotina de sono Isso ajuda o cérebro a entender a hora que deve dormir e relaxar previamente.
2. Evite alimentos estimulantes, principalmente perto de dormir Estamos falando de café, chocolate e alimentos açucarados, pois eles, ao invés de relaxar, despertam o corpo.
3. Faça meditação e/ou ioga Estas atividades ajudam a combater insônia, ansiedade e estresse.
4. Garanta a melatonina Os especialistas afirmam que ela ajuda a dormir melhor e contribui para a nossa saúde.
Você pode adquirir a dose diária dessa substância dormindo bem à noite, num local escuro, ou tomando um suplemento. Mas neste caso o seu médico deve prescrever a dosagem da suplementação.
Comentários
Postar um comentário